PEDAGOGIA

Duração: 8 semestres

Tipo de formação: Licenciatura

Turno: Noturno

Coordenador(a): Profa. Dra. Gisele Morilha Alves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262755204320970

Objetivo:

Formar profissionais comprometidos com o projeto de transformação social, capazes de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação, no contexto da região e do país.

O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Nessa perspectiva, para a formação dos pedagogos, essas competências são construídas a partir da formação inicial e, sobretudo, no exercício profissional, por serem competências necessárias à atuação profissional do pedagogo - docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ONDE TRABALHAR

O licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar: a docência na Educação Infantil; nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; a gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares; compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; participar da gestão das instituições em que atuem enquanto profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; por fim, no caso de professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena, além de atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

1º semestre
Filosofia Geral
80
Leitura e Produção de Texto I
80
Metodologia e Prática da Pesquisa Em Educação
80
Sociologia Geral
80
Tecnologias Educacionais e EAD
80
2º semestre
Filosofia da Educação
80
Fundamentos da Lingüística Aplicada
80
História da Educação
120
Leitura e Produção de Texto II
40
Sociologia da Educação
80
3º semestre
Didática I
80
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
80
Fundamentos e Metodologia de Alfabetização e Letramento
80
Ludicidade em Espaços Escolares e não Escolares
80
Psicologia do Desenvolvimento
120
4º semestre
Arte-Educação e Movimento
80
Didática II
80
Estimulação de bebês
40
Princípios e métodos do cuidar e educar
40
Psicologia da Aprendizagem
80
5º semestre
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
80
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
80
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Educação profissional: trabalho e ética
40
Estágio Supervisionado em Educação Infantil I(zero a três anos)
100
6º semestre
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Estágio Supervisionado em Educação Infantil II (04 a 05 anos)
100
Princípios e Métodos da Gestão Escolar
80
Trabalho de Conclusão de Curso I
80
7º semestre
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (1°ao 3.°)
100
Libras - Língua Brasileira de Sinais
80
Organização da Educação brasileira e políticas públicas
80
Relações Étnico-Raciais na Educação e Educação Indígena
80
Trabalho de Conclusão de Curso II
80
8º semestre
Educação Especial e Escola Inclusiva
80
Educação e Meio ambiente
80
Escola e Currículo e Avaliação Institucional
80
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II (4.º ao 5º ano)
100
Prática pedagógica em instituições não escolares
80

Coordenador(a): Profa. Dra. Gisele Morilha Alves

E-mail: semi.capital@unigran.br

Telefone: (33)89-3309

Depoimento da Unigran Capital
BIDP
Calendário Unigran Capital
03/Abr - Período de Avaliações P1
08/Abr - Encerramento das inscrições e envio de propostas de projetos de pesquisa docente
10/Abr - Período para revisão de notas e faltas de P1
10/Abr - Data limite para entrega dos Compromissos de Estágio Sup. Obrigatório
12/Abr - IV Seminário sobre as questões indígenas
Veja mais...
Facebook Unigran CapitalInstagram Unigran Capital
Selo ABEMS
2015 Faculdade Unigran Capital. Todos os direitos reservados.
Rua Abrão Júlio Rahe, 325. Monte Castelo. Campo Grande - MS.
(67) 3389-3389 Fax: 3384-1102