PEDAGOGIA

Duração: 8 semestres

Tipo de formação: Licenciatura

Turno: Noturno

Coordenador(a): Profa. Dra. Gisele Morilha Alves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262755204320970

Objetivo:

Formar profissionais comprometidos com o projeto de transformação social, capazes de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação, no contexto da região e do país.

O profissional egresso do curso de Pedagogia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e educacional, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio do conhecimento de fundamentos teórico-metodológicos e da reflexão e ação, condições necessárias ao exercício profissional. Nessa perspectiva, para a formação dos pedagogos, essas competências são construídas a partir da formação inicial e, sobretudo, no exercício profissional, por serem competências necessárias à atuação profissional do pedagogo - docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ONDE TRABALHAR

O licenciado em Pedagogia da UNIGRAN deve contemplar: a docência na Educação Infantil; nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; a gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares; compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; participar da gestão das instituições em que atuem enquanto profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; por fim, no caso de professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena, além de atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

1º semestre
Filosofia Geral
80
Leitura e Produção de Texto I
80
Metodologia e Prática da Pesquisa Em Educação
80
Sociologia Geral
80
Tecnologias Educacionais e EAD
80
2º semestre
Filosofia da Educação
80
Fundamentos da Lingüística Aplicada
80
História da Educação
120
Leitura e Produção de Texto II
40
Sociologia da Educação
80
3º semestre
Didática I
80
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
80
Fundamentos e Metodologia de Alfabetização e Letramento
80
Ludicidade em Espaços Escolares e não Escolares
80
Psicologia do Desenvolvimento
120
4º semestre
Arte-Educação e Movimento
80
Didática II
80
Estimulação de bebês
40
Princípios e métodos do cuidar e educar
40
Psicologia da Aprendizagem
80
5º semestre
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
80
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
80
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Educação profissional: trabalho e ética
40
Estágio Supervisionado em Educação Infantil I(zero a três anos)
100
6º semestre
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
80
Estágio Supervisionado em Educação Infantil II (04 a 05 anos)
100
Princípios e Métodos da Gestão Escolar
80
Trabalho de Conclusão de Curso I
80
7º semestre
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (1°ao 3.°)
100
Libras - Língua Brasileira de Sinais
80
Organização da Educação brasileira e políticas públicas
80
Relações Étnico-Raciais na Educação e Educação Indígena
80
Trabalho de Conclusão de Curso II
80
8º semestre
Educação Especial e Escola Inclusiva
80
Educação e Meio ambiente
80
Escola e Currículo e Avaliação Institucional
80
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II (4.º ao 5º ano)
100
Prática pedagógica em instituições não escolares
80

Coordenador(a): Profa. Dra. Gisele Morilha Alves

E-mail: semi.capital@unigran.br

Telefone: (33)89-3309

Depoimento da Unigran Capital
BIDP
Calendário Unigran Capital
30/Mai - Jornada de Estética e Cosmética
31/Mai - Encerramento das inscrições e envio dos planos de trabalho PIBIC 2017/2018
01/Jun - Semana do Meio Ambiente
01/Jun - Jornada de Gestão Ambiental
03/Jun - Data limite para envio de PS e EXAME às Coordenações
Veja mais...
Facebook Unigran CapitalInstagram Unigran Capital
Selo ABEMS
2015 Faculdade Unigran Capital. Todos os direitos reservados.
Rua Abrão Júlio Rahe, 325. Monte Castelo. Campo Grande - MS.
(67) 3389-3389 Fax: 3384-1102